quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Homenagem ao Professor Raimundo (Chico Anysio)




Na Escolinha,o personagem principal,era o mestre Raimundo Nonato. Com um rosto cansado e enrugado,era que o Professor comandava esse time de feras do humor,que mesmo depois de tanto tempo,continuam fazendo a alegria de gerações e gerações.





Raimundo era um tipo honesto e bem-humorado,embora sempre frustado
com o seu salarinho meia-boca. Era um trabalhador muito esforçado,que tentava à todo custo,ensinar as coisas aos seus alunos malucos e muito diferentes.


A principal vítima de Raimundo,era o enrolador Rolando Lero (Rogério Cardoso).Este Raimundo não perdoava.Sempre que percebia as tentativas de Rolando,em enganá-lo,Raimundo revidava com um inesquecível naipe de insultos. Lembremos da aula de 27 de julho de 1991,em que Raimundo pergunta à Rolando que frase Cândido Rondon deixou de exemplo para a sociedade.Selecionamos este trecho:


Prof. Raimundo: Daqui a pouco,meu nobre nojento,vai dizer que percorreu os sertões com Candido Rondon,erguendo postes,demarcando fronteiras...

Rolando Lero: Eu diria que realmente vós me tirastes as palavras da boca [...] por várias vezes eu varei estes sertões ao lado de Ronron,confesso porém que levantar postes eu nunca consegui,aliás,eu deixava que o Ronron fazia isso sozinho,gostava de exibir a força e tal...aliás,verdade seja dita,ele era meio exibicionista.

Prof. Raimundo: Que exibicionista?!?!?! Corno antigo!!!

[...]


Mas Raimundo era também muito querido pelas alunas da Escolinha. Como Cacilda (Cláudia Jimenez),a ninfomaníaca; Capitu (Cláudia Mauro) a aluna que apagava o quadro rebolando; Marina da Glória (Tássia Camargo) a protegida do Professor Raimundo e Flor (Aldine Muller) aluna a qual,o Professor parecia ter muita afinidade.


Com outros parecia ser mais que um professor,como com Baltazar da Rocha (Walter d'Ávila) aluno que encerrava as aulas,sempre com uma resposta errada,porém sempre hilária. Com ele,Raimundo sempre tinha a esperança de que ele respondesse certo,coisa a qual acontecia poucas vezes. Ptolomeu (Nizo Neto),era o aluno exemplar,só tirava 10. E Raimundo sempre dizia: "Queria ter um filho assim!",sempre que corrigia seus colegas. Ironia,já que Nizo é filho de Chico,na vida real. Outro filho de Chico,que emplacou na Escolinha,foi o Seu Boneco (Lug de Paula) aluno esfomeado,que só pensava na hora da merenda. E ainda o Seu Aranha (André Lucas) aluno bicheiro,que depois na última temporada,viria a se tornar um policial burro.

Escolástica (Lupe Gigliotti),era a psicóloga da Escolinha. Esta era irmã de Chico,e sua filha Cininha de Paula foi diretora do programa.


Os alunos que mais irritavam Raimundo,eram o loroteiro Aldemar Vigário (Lúcio Mauro),o avarento judeu Samuel Blaustein (Marcos Plonka),o distraído Eustáquio (Grande Otelo), o esquisito Geraldo (Castrinho) aluno superprotegido pela mãe,e que sempre era ridicularizado por Raimundo,a velhinha virgem Dona Bela (Zezé Macedo) e o histérico Bertoldo Brecha (Mário Tupinambá).


Mas Raimundo aguentou muitos outros em sua carreira de professor de mais de 50 anos de dedicação ao humor. Grande mestre Raimundo... Grande mestre Chico!


E o Salário Ó!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário